Categorias:

Matemática saiba tudo sobre essa carreira profissional

É natural que as pessoas pensem que os matemáticos só encontram emprego dentro da sala de aula, o que poucas pessoas sabem é que também é possível encontrar empregos na área de economia, seguros e até medicina.

Saiba mais sobre sua carreira matemática, conheça o mercado de trabalho dessa profissional e procure sabe onde fazer essa graduação.

Perfil do profissional de Matemática

Números e muito cálculo será visto e analisado a todo o tempo por esse profissional, que vai ser a pessoa que irá resolver os problemas.

Comunicação clara e precisa também é importante, caso você não tenha essas atribuições e mesmo assim goste da área, fique tranquilo (a) com esforço e dedicação você vai desenvolver essas habilidades.

Além de ser disciplinado e organizado para focar em suas pesquisas, quem quer se engajar na pesquisa também deve saber se expressar com clareza.

O ponto principal dessa graduação é cálculo é importante que tenha afinidade com matemática.

Mercado de Trabalho para os profissionais de Matemátic

O setor industrial contrata matemáticos para realizar atividades muito similar à de engenheiros. No geral dentro de uma empresa os matemáticos trabalham juntos em equipes, onde o seu time compõe engenheiros, arquitetos e todos outros profissionais que lidem com números.

Durante sua carreira acadêmica, o profissional encontrou um elevado índice de empregos no mercado de trabalho. Todas as regiões do país, principalmente as cidades mais distantes do centro das grandes cidades, apresentam carência de professores para a educação básica.

Como é o curso de Graduação em matemática

A Graduação em Matemática é oferecido como bacharelado e Licenciatura. O curso tem duração média de 4 anos e pode ser realizado presencial e remotamente.

Por exemplo, em comparação com o conteúdo ministrado em cursos técnicos ou escolas de engenharia, a pesquisa nessas áreas é mais aprofundada. Os alunos de matemática aprendem definições, axiomas e algoritmos para provar a validade de teoremas e proposições.

No final da faculdade, o aluno deve realizar o trabalho de síntese do curso (TCC) e, no caso de graduação, também realizar um estágio supervisionado.

Salário Médio do Profissional de Matemática

A resposta para a pergunta acima é depende, o salário inicial de um matemático que não possui experiência no mercado é de R$2.000 a R$ 10 mil reais, e tende a variar de acordo com a sua especialização e área de atuação.

Tudo dependerá da expertise do profissional, do seu tempo de experiência e do porte da empresa contratante. O salário por exemplo de um docente estar ligado a quantidade de horas trabalhadas, caso o profissional opte seguir o ramo de pesquisas acadêmicas por exemplo vai estar concorrendo com salários de mercado de 11 mil reais.

Os salários mais atraentes estão na área de finanças e tecnologia.