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3 hábitos diários que podem melhorar sua saúde mental

A felicidade parece diferente para todos. Para você, talvez seja estar em paz com quem você é. Ou ter uma rede segura de amigos que o aceitem incondicionalmente. Ou a liberdade de perseguir seus sonhos mais profundos.

Independentemente de sua versão de verdadeira felicidade, viver uma vida mais feliz, mais satisfeita está ao seu alcance. Alguns ajustes em seus hábitos habituais podem ajudá-lo a chegar lá, além de ter o cartão SUS.

Os hábitos são importantes. Se você já tentou quebrar um mau hábito, você sabe muito bem como eles estão enraizados.

Bem, os bons hábitos também estão profundamente enraizados. Por que não trabalhar para tornar os hábitos positivos parte de sua rotina?

Veja aqui alguns hábitos diários, mensais e anuais para ajudar a dar o pontapé inicial em sua busca. Basta lembrar que a versão da felicidade de cada um é um pouco diferente, assim como o seu caminho para alcançá-la.

Se alguns desses hábitos criam mais estresse ou simplesmente não se ajustam ao seu estilo de vida, abandone-os. Com um pouco de tempo e prática, você vai descobrir o que funciona e o que não funciona para você.

Hábitos cotidianos

1. Sorria

Você tende a sorrir quando está feliz. Mas na verdade é uma via de mão dupla.

Sorrimos porque estamos felizes, e sorrir faz com que o cérebro liberte dopamina, o que nos deixa mais felizes.

Isso não significa que você tenha que andar por aí com um sorriso falso em seu rosto o tempo todo. Mas da próxima vez que você se sentir em baixo, estale um sorriso e veja o que acontece. Ou tente começar cada manhã sorrindo para si mesmo no espelho.

2. Exercício

O exercício não é apenas para seu corpo. O exercício regular pode ajudar a reduzir o estresse, os sentimentos de ansiedade e os sintomas de depressão enquanto aumenta a autoestima e a felicidade.

Mesmo uma pequena quantidade de atividade física pode fazer a diferença. Você não precisa treinar para um triatlo ou escalar um penhasco – a menos que seja isso que o faça feliz, é claro.

O truque é não exagerar. Se de repente você se lançar em uma rotina extenuante, provavelmente acabará frustrado (e dolorido).

Considere estes exercícios iniciais:

  • Dê uma volta ao quarteirão todas as noites após o jantar.
  • Inscreva-se em uma aula de ioga ou tai chi para iniciantes.
  • Comece seu dia com 5 minutos de alongamento. Aqui está um conjunto de alongamentos para que você comece.

Lembre a si mesmo de qualquer atividade divertida que você já tenha gostado, mas que tenha caído no esquecimento. Ou atividades que você sempre quis experimentar, tais como golfe, boliche ou dança.

3. Durma bastante

Não importa o quanto a sociedade moderna nos orienta para menos sono, sabemos que o sono adequado é vital e confiável para a boa saúde, o funcionamento do cérebro e o bem-estar emocional.

A maioria dos adultos precisa de cerca de 7 ou 8 horas de sono todas as noites. Se você se encontrar lutando contra a vontade de dormir a sesta durante o dia ou simplesmente sentir como se estivesse em um nevoeiro, seu corpo pode estar lhe dizendo que precisa de mais descanso.