Categorias:

Tudo sobre o curso de Letras

O curso de literatura tem como foco o estudo do português, podendo incluir algumas línguas estrangeiras, como inglês, espanhol, etc. Pode ser graduação ou bacharelado e tem duração média de 4 anos.

No que se refere a este curso, o aluno se profissionalizará em disciplinas de português ou de língua estrangeira relacionadas com a formação, podendo atuar como docente em escolas de ensino médio ou fundamental.

Dependendo da qualificação escolhida e do bacharelado ou licenciatura, as disciplinas estudadas podem variar muito.

Mas, em geral, após a graduação em letras, os alunos escolherão tópicos do curso, como comunicação oral e redação, linguística, gramática e semântica.

Porém, apesar do interesse, a formação literária ainda suscita muitos questionamentos entre as pessoas, principalmente o que se vê em sala de aula, relacionadas ao tipo de graduação oferecida pela universidade e às opções de carreira que podem ser seguidas no ramo.

Portanto, preparamos este artigo para responder às suas perguntas e explicar como os cursos de idiomas podem ser o ponto de partida para uma carreira cheia de oportunidades. Confira:

O que faz um profissional formado em Letras?

Pode atuar em muitas áreas de atuação como por exemplo, escolas públicas, particulares, escola de idiomas e cursos preparatórios. O foco desses profissionais fora do ramo da Docência é trabalho de revisão, tradução e edição.

Profissional formado em Letras faixa salarial

Os salários também variam de acordo com o ramo de atividade. Por exemplo, a renda média de um professor de português é de R $ 3.064,98. O rendimento médio dos tradutores é de R$ 3.508,96 e dos revisores, de R$ 2.206,07.

Os dados vêm do site salario.com.br, que fornece dados de pesquisas salariais em todo o Brasil.

Onde o profissional de letras pode trabalhar?

Como mencionado anteriormente, os graduados em letras e bacharéis em artes têm carreiras diferentes.

Portanto, eles podem ser encontrados em diferentes ramos. Aqueles que escolhem um diploma se envolvem em estudos de línguas e expansão acadêmica em escolas, faculdades e centros.

Como é o mercado de trabalho em Letras?

Quem escolhe outros formatos de curso trabalha em editoras, serviços de streaming, estúdios de tradução, produtoras audiovisuais, emissoras de televisão, instituições públicas, portfólios governamentais, agências de turismo e organizações socioculturais.

Se você é apaixonado pela a literatura é quer construir uma carreira de sucesso o curso de letras é uma boa opção, você vai adorar a formação, além disso tem uma área de atuação no mercado bem amplo, você pode licenciar que é disseminar conhecimento para outras áreas de ensino ou buscar outros setores.

Caso seja o seu interesse cursar a graduação em letras você pode procurar em universidades do mundo inteiro na modalidade EAD ou a distância.